quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Francisation en ligne

Para quem não sabe, depois que conseguimos o CSQ, temos direito a fazer a "Francisation en ligne" oferecida pelo governo do Québec.



"Francisation" é o curso de francês oferecido pelo governo aos novos imigrantes que chegam por lá. Além da lingua, é também uma aula sobre a sociedade Québecoise. A "Francisation en ligne" é exatamente a mesma coisa com a única diferença de ser um curso a distância, on line. Este curso virtual foi criado na tentativa de ajudar a preparar melhor os futuros imigrantes antes de saírem de seus países.

Já ouvi algumas vezes comentários sobre o curso dizendo que o nível de francês é baixo, que é melhor não fazê-lo e algumas coisas mais.... Bom, comecei na semana passada e estou adorando!!!

O nível de francês não é mesmo dos mais avançados, mas achei o material fantástico. As aulas são sobre temas do cotidiano (aluguel, estudos, trabalho, etc), exercícios de compreensão oral, escrita e gramática, além de vários links para milhares de exercícios gramaticais extras e informações sobre o Québec. Literalmente, eu fico horas fazendo as atividades. No site existem também links para dicionários, ferramentas para conjugação e um vasto conteúdo téorico gramatical.

Além do material e atividades que os alunos fazem sozinhos, existem também as aulas virtuais. Ontem a noite fiz a primeira aula. A professora é uma Québecoise que mora em Sherbrooke. Ela é muito simpática, atenciosa e paciente. Apesar de ter sido apenas uma aula para mostrar como usar as ferramentas e explicar o curso, eu gostei muito! Me senti como se já estivesse lá. Na minha opinião, é imperdível! Na minha turma somos três brasileiros, uma dinamarquesa e uma venezuelana. Muito legal!

Portanto, para quem já tem o CSQ e ainda não se cadastrou para fazer o curso, não percam tempo. Tem muita coisa interessante e é tudo de graça! Vale muito a pena.
É só entrar fazer a demanda:
http://www.francisationenligne.gouv.qc.ca

Só um detalhe, que já gerou dúvidas para algumas pessoas. Fazer a "Francisation en ligne" não tira o direito de fazer a "Francisation" presencial quando se chega ao Québec! E se podemos começar a fazer antes de partir, porquê não? Não temos nada a perder. Muito pelo contrário....

Abraços

Rodrigo

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

XVII Encontro de Imigrantes - Belo Horizonte - CBQ

Salut tout le monde!

Como muitos já sabem, Vanusa e eu somos os novos "portes-drapeux" e é chegada a hora de organizarmos (com a ajuda da Camila e Jean) o nosso encontro de futuros e já imigrantes para o Quebec em Belo Horizonte.

Data: 07/02/2009.
Horário: 14:00 as 20:00.
Local definido:
Rua Castigliano, 282 - apto:201 - Bairro: Padre Eustáquio (Rua da igreja Padre Eustáquio)

Valor: R$ 7,00 por adulto para compra de bebidas (cerveja, água, refrigerantes), limpeza do local e utensílios (copos, guardanapos, etc.), cada um deverá levar algo comestível (doce ou salgado). Obs: Crianças não pagam.

Contas:

Banco do Brasil
Ag: 2377-9
cc: 17810-1
Rodrigo Brandão Cerqueira

ou

Bradesco
Ag: 2729
cc: 5407-0
Vanusa Almeida Andrade

POR FAVOR NÃO DEIXEM DE NOS ENVIAR OS DADOS DO DEPÓSITO (com nome de cada pessoa , data e valor do deposito) POR E-MAIL PARA A CONFIRMAÇÃO DA PRESENÇA. (rodrigobcerqueira@gmail.com), será disponibilizada uma lista na porta com todos os nomes.

A confirmação deverá ser feita até o dia 05/02. NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA. Falta menos de um mês.

Contamos com a PONTUALIDADE, com as SUGESTÕES e CRÍTICAS de vocês, para que esse encontro seja melhor que os outros.

Abraços,
Rodrigo e Vanusa