segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Poutine

"Patates, sauce brune et fromage
Sont un heureux mariage"

Essa é uma parte de uma música do Mes Aïeux chamada "Hommage en grains" que fala sobre o famoso Poutine. Aliás é a famosa, já que é "une poutine".
Poutine é um dos poucos pratos típicos do Québec que nada mais é que batata frita, queijo e um molho marrom. A batata nao é daquelas sequinhas, têm que ser bem gordurosas. O queijo é um "fromage en grains" originalmente feito de cheddar fresco e o molho nao é um barbecue e sim um molho escuro chamado "molho de poutine" (muito original).
É bem engraçado dizer que o prato típico daqui é batata frita, mas é a realidade. O pior é que na minha sala tem algumas pessoas da Romênia, Bulgária e Moldávia e elas dizem que a Poutine é típica da regiao delas. Vai saber quem está dizendo a verdade.
Essa disputa de onde é a origem dos pratos é bem engraçada. Por exemplo, na festa de natal da minha sala, uma venezuelana disse que levaria um prato típico, o melhor do mundo, criado pelos camponeses da Venezuela. Para minha surpresa seu prato venezuelano eram pamonhas! ahahah

Bom, o fato é que a origem da poutine é disputada por duas cidades do Centre-du-Québec, Victoriaville e Drummondville que sao bem próximas e rivais em tudo. Dizem que a rivalidade começou por causa da poutine!

Aqui em Montréal, a melhor que já comemos é a do restaurante La Banquise que serve a tradicional e muitas variaçoes. É um restaurante 24 horas especializado em poutine.







Abraços

5 comentários:

Renata disse...

Que bom ver um novo post! Vcs sumiram d+...
Bjus!

Amandita disse...

Ei Butão! Mas não se assuste, acho que as inspirações culinárias ficam comuns ao redor de certos temas... Hoje mesmo estou numa usina, no meio do mato chileno, e adivinha o que tinha pro almoço? PAMONHAS! Aqui se chamam "humitas", e o povo come junto com macarrão, steak de frango, como se fosse uma guarnição. Rs

Abração!

Florence disse...

Deve ser gostoso gente!! Não vejo a hora de experimentar! :)
Mas acho acho que apesar de ser batata frita e gordurosa....não deve engordar não....tô achando vcs mais magros!
.
Que bom que voltaram a escrever no blog!
.
Abraços!

Florence

Rodrigo Cerqueira disse...

Oi Florence!
Estamos mais magros nada. Essas fotos ai foram tiradas em novembro. Com as festas de fim de ano voltamos para o nosso estado normal, eheheh
Vem logo!
Abraços

P disse...

estou bem ansiosa pra provar. o povo fala demais da poutine!!!