quinta-feira, 7 de maio de 2009

Apartamento alugado em Montréal

Depois de muita luta e angústia, alugamos um apartamento em Montréal!!!! Na verdade conseguimos o apartamento no dia 24 de abril e vou contar um pouco como foi!

Começamos pesquisando em vários e conhecidos sites de aluguel de imóveis, principalmente Kijiji, ToutMontreal e Louer.ca. Existem inúmeros outros sites, inclusive a Fabíola da CBQ me enviou uma lista muito boa, mas o problema é que procurávamos um AP temporário e a maioria dos sites não tem esta opção no campo de procura e a grande maioria dos anúncios são de aluguéis de um ano de contrato. Estes três sites foram os mais fáceis de filtrar o que precisávamos.

A primeira dificuldade foi fazer contato com os proprietários. Começamos mandando mensagens pelo próprio site ou e-mails, mas não deu muito certo. Até hoje acho que as mensagens dos sites não funcionam pois ninguém respondeu. Quanto aos e-mails, alguns eram respondidos mas com muita demora. O problema é que a maioria dos anúncios não tinha o e-mail e as opções eram as mensagens ou telefone. O jeito foi ligar! Seguindo a sugestão de nossa amiga e guru Dani Mello, utilizamos o JustVoip. Engolimos o nervosismo e começamos a ligar.
A primeira ligação que fiz, foi tranqüila! Consegui conversar, mas o apartamento não estava disponível para o período que precisávamos. Fiquei todo empolgado, mas durou pouco. Na segunda não entendi nem o "Allo!". Tentei falar com uma mulher e as únicas partes que entendi foram quando ela repetia o que eu falava tentando me entender. ahahahaha Princípio de pânico!!! Cada ligação foi um nível de compreensão diferente.

Fizemos inúmeras ligações e percebemos que não seria nada fácil. O problema é que queríamos um apartamento temporário de 12 de maio a 30 de junho. Isso porque queremos procurar lá um definitivo e antes do 1º de Julho (dia da mudança). Estávamos dispostos a pagar o mês de maio completo, mas mesmo assim, excetuando algumas pequenas empresas que alugam vários apartamentos ou estúdios temporários no mesmo prédio, a maioria que encontrávamos alugava no mínimo por três meses. Queríamos também um mobiliado e por ser por apenas 2 meses, não importava o tamanho. Bom, não importava para nós, mas para os proprietários sim. Mesmo sendo uma criança, quando falávamos que eram para três pessoas eles não aceitavam. Existem várias opções de aluguel temporário em estúdios e suítes, bons e baratos, mas eles aceitam no máximo 2 pessoas. Como por exemplo, o Outremont Suites, indicado pela Fabíola. Portanto, para quem vai sozinho ou um casal sem filhos, é muito tranqüilo alugar via internet uma moradia temporária. Fiquem tranqüilos.

Com isso tínhamos nossos roteiros para as ligações. Perguntávamos se alugavam por 2 meses, se estavam disponíveis para o período que precisávamos e falávamos que seriam 3 pessoas. Se tudo estivesse OK, falava que tinha amigos que moravam em Montréal e perguntava se eles podiam fazer uma visita. Aí que entrava os Super Bia/Dan e Rafael/Tininha!!! Eles nos ajudaram muito! A Bia, coitada, sofria junto comigo! O primeiro apartamento que ela e o Dan visitaram para nós, ela ficou constrangida de dizer que não gostou! rsrsrsr Ficou o tempo todo preocupada e nos mandava anúncios de aluguéis o tempo todo (para nós e para o Jean/Camila que estavam na luta também). Já agradeci mas agradeço de novo a vocês que nos ajudaram bastante. Ficamos muito felizes e comovidos com o empenho de vocês em nos ajudarem!! Anjos salvadores!!

Bom, depois de algumas visitas e inúmeros telefonemas, alugamos um 4 1/2 no Villeray, pertinho do parc Jarry e do marché Jean-Talon. Bem na região que queríamos. A Bia fez a visita e tirou fotos e o Rafa pagou o valor acordado para fazer a reserva. Foi melhor que esperávamos pois, além da ótima localização, todos os serviços estão incluídos, tem um quarto com cama de casal só para o Diego e ele é todo mobiliado, incluindo roupa de cama e utensílios de cozinha. É no alto de um duplex e os proprietários, muito simpáticos, moram em baixo! Eles até falaram que farão uma lista de todas as escolas primárias da região, com algumas indicações. Muito legal!!

Segue uma foto do apartamento! (É o de cima)



Tá certo que as fotos que a Bia tirou não estavam assim tão arborizadas. Essa é uma foto no verão! De qualquer forma acredito que ele estará assim quando chegarmos.

Só um último detalhe, eu escrevi no blog mas a Vanusa também participou da procura dos aps e das ligações para Montréal!

Abraços e está chegando o dia!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, Vanusa e Diego,
foi um prazer poder ajudar vocês neste momento tão importante!
Agora que vocês já tem apartamento só falta desembarcar aqui!
Bjos,Bia, Dan, Luisa e Helena

Juba e Dea disse...

Olá, parabéns pelo AP. Nossa, ele é bem completo, e é sempre muito bom termos visinhos simpáticos por perto :):)

Boa sorte para vocês. Estaremos seguindo-vos, rs.
abçs

Ilha e Bibi disse...

Olá a todos!

Meu nome é Fabiana e estou iniciando o processo de imigração. Tenho acompanhado o blog de vocês principalmente porque o Willian irá fazer um intercâmbio em Montréal. Boa sorte a vocês e espero um dia estar postando no meu blog as fotos do meu ap tb.

Bjs
Bibi

Milene, Flavio, Giulia e Manuela disse...

Ah..que lindo, adorei!!! Será que eles poderiam alugar para nós 2 adultos e 2 meninas (9 anos e 1 1/2) Gente se puderem me assar o contato, eu agradeço muito.
milene_fm@yahoo.com.br
mmilene@hotmail.com
Bjs :) Mil