segunda-feira, 18 de maio de 2009

Primeiros Dias

Se preparem pois este post é enorme! Espero que alguém leia! rsrsrrs

Chegamos no dia 12/05 e apesar das 6 malas grandes mais as bagagens de mao, conseguimos pegar um taxi bem grande e fomos direto para o apartamento que alugamos.

Quando chegamos ficamos deslumbrados. Nossa rua é muito nelhor que esperavamos! Tinhamos visto fotos mas nao é a mesma coisa pessoalmente!
Alugamos um "haut duplex" que é o andar de cima de um duplex, muito comum em Montréal. Os proprietarios moram no andar de baixo. Eles estavam nos esperando e fomos logo subindo com as malas! Ufa....







A casa foi uma grata surpresa! Superou nossas espectativas, tanto em tamanho quanto na decoraçao. Tudo muito simples, mas de muito bom gosto. Os proprietarios, Lucie et Alain, sao extremamente gentis e atenciosos. Na mesa da cozinha tinha varias frutas que eles compraram pois sabiam que chegariamos com fome. Eles ja haviam comprado tambem varias coisas para casa para facilitar nos primeiros dias, como sabonete, papel toalha, papel higienico, detergente, etc... Perguntamos para eles onde poderiamos comprar um cartao telefonico e o Alain tirou um do bolso e disse que sabia que estariamos ansiosos para ligar para o Brasil e por isso tambem ja tinha comprado um! Ficamos impressionados!!!


Cozinha


Sala


Sala e cozinha no fundo


Varanda na da frente


Varanda no fundo

Eles nos deixaram descansar um pouco e desceram! Nos estavamos muito cansados mas muito agitados e euforicos e por isso so tomamos um banho e ligamos para eles. Eles nos convidaram para descer ate sua casa e fizeram um brinde com uma sidra de maça, tradicional do Québec. Conversamos um pouco sobre a cidade e sobre o aluguel. Quando disse que queriamos comprar um computador o mais rapido possivel, eles se ofereceram para nos levar de carro em varias lojas e aproveitariam para mostrar algumas coisas no bairro.

Eles nos mostraram a estaçao do metro, farmacias, padarias, mercados, etc. Depois fomos "magasiner" no centro. Voltamos para o bairro e eles nos levaram ao famoso "marché Jean-Talon" que é como um mercado central de BH (como foi definido pelo nosso amigo Daniel, é a mesma coisa so que limpo e todos os vendedores sao mulheres bonitas e simpaticas). Compramos algumas frutas (os morangos sao enormes) e a Lucie nos deu de presente um "poisson fumé", um peixe defumado e temperado com ervas, muito gostoso!


Lucie et Diego


Centro de Montréal










Voltando das compras


Poisson Fumé


Morangos gigantes



No fim do dia, Diego e eu saimos para comprar algumas coisas no mercado! Tinhamos rodado o bairro de carro, mas quando saimos a pé... Nao lembrava de nada! ahahaha Ficamos rodando até descobrir uma farmacia e um mercado. Ficamos por la bastante tempo, afinal é tudo novo para nos. Quando saimos ja estava de noite e perdemos a direçao de nossa casa, ai descobrimos que todas as ruas eram muito parecidas com a nossa. Ficamos perdidos e so conseguimos chegar em casa as 10:30. ahahah Sem pânico! Foi apenas divertido!

Na quarta, a Vanusa ficou em casa e fomos ao centro buscar o computador que ficou na loja para configurar. Fomos até o metro e foi dificilimo entender o funcionario que vende os bilhetes dentro daquelas cabines de vidro e falando por um microfone! Que sufoco! Ficamos meio perdidos la dentro e pegamos um metro na direçao errada. Foi bom pois assim aprendemos como funciona, o que é bastante facil. Gostamos muito do metro! É muito rapido, organizado e eficiente! Passeamos um pouco pelo centro, fomos até um centro de informaçoes turisticas e na cidade subterrânea. Parece um labirinto de shoppings! Como aqui é tudo muito bem sinalizado, é facil de chegar em qualquer lugar. Outra coisa que nos aconteceu algumas vezes é que toda vez que paramos em alguma rua com cara de perdidos e com um mapa aberto, alguém se aproxima e oferece ajuda! A educaçao das pessoas é impressionante.
A tarde tentamos ir ao "Services Canada" mas descobrimo que o serviço publico fecha as 16:00 e quando chegamos ja estava fechado.







Na quinta a agenda estava cheia! Tinhamos dois "rendez-vous" marcados desde o Brasil. Aqui tudo funciona a base do "rendez-vous", que é uma reuniao ou encontro. Nao podemos simplesmente chegar em um lugar, temos que marcar um horario antes.
O problema é que nao tinhamos relogio e horario aqui é coisa séria. Um dos rendez-vous era as 11:00 horas para abrir uma conta no banco. Para isso precisavamos do NAS (tipo um CPF) e entao fomos novamente para o "Services Canada" que fica a uns 2 kilometros de caminhada. Como nos outros dias tinha feito um calorzinho gostoso, fui sem blusa!! Ô sofrimento!! No meio do caminho começou a chover bem fininho e a ventar bastante. Nao tinha como voltar para pegar blusa pois perderiamos o horario. O jeito foi encarar o frio e seguir em frente.
Para tirar o NAS foi muito tranquilo. Fomos muito bem atendidos e nao esperamos praticamente nada! Alias, fomos muito bem atendidos em todos os lugares que fomos! Estamos bastante impressionados e felizes por comprovar as coisas boas que sempre escutamos das pessoas daqui!

Com o NAS em maos fomos ao Desjardins no centro para abrir uma conta. Fomos super bem atendidos pelo consultor financeiro Jean-Philipe Guidibi que nos deu uma aula sobre historico de credito e de como funciona a conta. Ficamos la uma hora e meia (o Diego sempre conosco, meio impaciente mas muito compreensivo) e corremos para o segundo rendez-vous na Comissao Escolar de Montreal. Apesar da distancia ser grande, com o metro fica tudo perto, e chegamos com antecedencia.
Esse rende-vous era para avaliar o nivel de frances do Diego e direciona-lo para alguma escola. Novamente fomos muito bem recebidos. O responsavel pela avaliaçao, André Ravin, perguntou para o Diego se ele falava francês e ele respondeu "un peu". Perguntou se ele tinha estudado no Brasil e o Diego respondeu em português que nao. Ele entendia o que ele falava mas obviamente ele ainda nao sabe responder. Entao nos encaminhou para fazer a escriçao em uma classe d'acceuill, é uma classe especial, de francês, que as crianças ficam até estarem aptas a entrar para a turma regular. Para nossa surpresa, as aulas do Diego começarao no dia 27 de maio e no dia 24 de junho ja entrara de férias. Ficamos radiantes.


Rua Jarry, em frente a estaçao de metro, perto de casa

Depois fomos à cidade subterranea e o Diego esta se virando tao bem que foi ao MacDonalds sozinho e saiu todo feliz por conseguir comprar o que queria! Aqui, ele adora o Dollarama! É uma loja que, teoricamente, tudo custa no maximo 1 dolar. O pessoal aqui falou que antigamente era mesmo, agora chega até 2 dolares! Continua bom!




Alegria do Diego por encontrar um Dollarama


Cidade subterranea

A noite recebemos alguns amigos na nossa casa, Rafael, Siléia e Pierre! Nossas primeiras visitas!


Sirleia e Pierre


Sirleia e Rafael


Cerveja Maudite! Boa e forte!

Ufa!! Tem tanta coisa para contar! Depois eu continuo...

À bientôt

8 comentários:

João disse...

Salut Rodrigo!
Eu e Marcela achamos sua casa uma gracinha e estamos super felizes com a rapida adaptação de sua familia. Continue postando pq adoramos acompanhar suas aventuras no blog.
Abraços,

João e Marcela

Ilha e Bibi disse...

Parabéns e Sucesso....

Abraços a todos.

Ilha.

Ilha e Bibi disse...

Parabéns e Sucesso....

Abraços a todos.

Ilha.

P disse...

linda sua casa, um amor seus vizinhos de baixo!
:)
parabéns por essa chegada assim, callorosa!

Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio disse...

Olá amigos...então, eu li, aliás pela segunda vez e estou esperando as outras postagens..rsrsrs KD?
Não deixem de registrar, pq passa muito rápido e acontece muita coisa tbem...Depois é legal ler e recordar dos primeiros dias em que tudo é descoberta!
Estamos com saudades! Como vcs estão???
Abraços,
Dani

Renata disse...

Oiiiiis pessoal!!! Eu li tudooo!!!! Estamos daqui torcendo sempre por vcs!!! Mas queremos + posts novos!!!
Como está Diego na escola, ele tem gostado?!
Vai ter muito show bom aqui em julho, inclusive Kiss! E tb muita coisa pras crianças! Se der venham curtir aqui conosco.
Estamos aqui para o que vcs precisarem ok!
Bjus,
Re e Ri.

Unknown disse...

PaRABÉNS PELA CHEGADA ,CUIDEM BEM DESSES VIZINHOS,HEIN?Também tivemos um vizinho bacana na chegada..é muito bom!
Sejam bem vindos,rsrs..(estamos aqui há sete meses,e já estamos nos sentindo..rsrs)
Grande abraço!

Anônimo disse...

Olá...estamos de partida também, chegaremos em 28/05/10, e acgei este ap lindo, vocês poderiam nos passar os contatos deles, precisamos achr alguma coisa até o dia 1 de julho (o grande dia da mudança) assim escolheremos melhor.
Somos 2 adultos e 2 meninas (9anos e 1 e 1/2)
Obrigada,

Milene :)