domingo, 23 de agosto de 2009

La Grande Bibliothèque

Umas das melhores coisas de Montréal, na minha humilde opiniao, é a Grande Bibliothèque. Parece até coisa de "nerd" falar que o que eu mais gosto em uma cidade é a biblioteca, mas é verdade. Bom, eu sempre gostei de ler e por isso já gosto de bibliotecas, mas essa, mesmo quem nunca lê nada, gosta muito!
Pra começar ela é conhecida como a grande biblioteca pois existem várias outras em Montréal e essa é a maior. Essas outras sao espalhadas pelos bairros e também sao muito boas, só nao possuem a mesma estrutura. A grande biblioteca é provincial e as outras sao municipais.

O acesso é fácil e rápido. Fica no centro e possui uma entrada direto da estaçao de metro. É inteiramente gratuita para os moradores do Québec e possui varios serviços, além do empréstimo de livros, é claro.
O acervo é realmente impressionante! Sao seis andares (contando com o sub-solo e o térreo) repletos com os mais variados documentos. Jornais, livros, softwares, revistas, fotos, cds, dvds, audio-books, partituras, jogos, revistas em quadrinhos, etc, etc e etc. Possui inumeros postos multimidias para uso de internet, ver filmes, escutar músicas, etc. Além disso, as mesas para estudo, espalhadas pela biblioteca, possuem tomada para ligar o notebook e luminária para cada poltrona, que é muito confortável. A internet sem fio também é gratuita. O sub-solo é o espaço para as crianças, com muitos filmes, teatros, contadores de história, jogos, livros e muito mais.
Acontecem muitos eventos também dentro da biblioteca como teatros de marionetes para as crianças e palestras de informaçoes sobre os mais variados temas. A facilidade, limpeza, organizaçao também sao impressinantes. Podemos consultar nosso dossie via internet, fazer reservas, renovar empréstimos. Para fazer o empréstimo, existem terminais automáticos muito práticos. Para consultar o acervo, existem varios computadores e para cada um deles uma pequena impressora para imprimir o codigo do documento, tornando a procura muito fácil e rápida.
Existe também um laboratório de linguas com varios recursos para o aprendizado de inúmeras linguas diferentes.
Agora que estou fazendo a francisaçao ao lado da biblioteca, todo dia passo por lá. Estamos pegando muitos filmes para vermos em família, cds e alguns documentarios do Québec muito interessantes.
Seguem algumas fotos de algumas coisas que pegamos constantemente.


Hall de entrada


Os varios andares e a direita o elevador panoramico


Audio livros


Essa foi uma forma que encontramos para treinarmos os ouvidos. Pegamos o audio-book e o livro da mesma história. Assim lemos o livro e o escutamos ao mesmo tempo.


Cds


Filmes. Estes sao québécois, mas tem todo tipo de filme também


Seriados. Primeira temporada completa dos Cosmocats (Thundercats) e Un Gars Une Fille (ótimo seriado québécois)


Livros


Métodos para aprendizado de música. Alguns possuem dvds e cds

Livro com tablaturas e partituras

É isso! É excelente!

À bientôt (j'espère)

Rodrigo

4 comentários:

Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio disse...

Nossa, que legal!!! Vcs estão chiques mesmo, heim??? Tem um pouquinho de tudo nas fotos!
Adorei a dica!
Agora podemos marcar o próximo encontro na biblioteca, que tal? rsrsrs
Abraços,
Dani

Amandita disse...

Ei Butão!! Td bem?? mto legal o seu blog, dá até vontade de visitar o Québec em breve, rs. Pena que minha prima veio pro Brasil visitar a família, hehehe.

Abraços pra td mundo, boa sorte pra vcs nessa nova vida!

Amandita (ex-GA/Oi)

Pedro Henrique disse...

Fala Rodrigo, achei mto boa a postagem, sempre são mto boas, mas essa em particular eu quis comentar, pois fiquei impressionado com a estrutura. Ano que vem estaremos ai pra contar as novidades de Ville de Quebec tb.
Abs..
Pedro Magalhães

Dani Mello disse...

ESSE post pode me levar pra Montreal...